segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O Negócio é Ficar?" - Parte 1
Autor(a): Pr. Davi Merkh

Todo o mundo aplaudiu quando finalmente Lígia ficou com Roberto.  Ele era um "gatão"--bonito, atlético, inteligente.  Mesmo que ele ainda não fosse crente, Lígia já o convidara para a reunião da mocidade.  Todas as amigas ficaram com ciúmes.  Todas, menos uma. Kátia, sua melhor amiga, não acreditava que Lígia havia voltado atrás na sua decisão de não entrar na onda de "ficar".  "Lígia, o que aconteceu? " ela interrogou.  "Você disse que não queria nenhum envolvimento físico com um rapaz antes de assumir um compromisso sério.  Você não é a mesma pessoa como antes . . ." "Cai fora, Kátia.  Nestes dias não dá pra gente resisitir.  Todo mundo faz.  Você está com ciúmes porque eu consegui o Roberto.   Hoje, o negócio é ficar."  
                     
"Ficar" é um fenômeno entre a juventude brasileira.Embora o "namoro de praia" sempre existia, esta nova onda social atinge muito mais adolescentes e jovens, e constitui um perigo ainda maior.   O que significa "ficar"?  Uma reportagem da Veja (13 de junho, 1990) entitulada "O Negócio é Ficar" o descreveu assim:
"Ficar . . . transformou-se na definição de um pré-namoro, em que apenas abraços e             beijinhos não têm fim--mas isso não significa que exista um compromisso entre os que             ficam."
Em outras palavras, quem "fica" entra num relacionamento que inclui (e normalmente enfatiza) envolvimento físico sem nenhum compromisso de longo prazo. Em pouco mais de cinco anos, a onda de "ficar" tem atingido uma grande porcentagem da nossa mocidade.  Mas poucos têm avaliado biblicamente o que gosto de chamar  "ficação". 
Para o jovem cristão, o negócio é ficar?   Creio que a resposta é: não!!  Além disso, creio que "ficação" é mais uma tentativa de Satanás para minar a pureza moral da nossa juventude, neutralizar seu testemunho, e, eventualmente, estragar seus futuros lares.   Existem pelos menos duas razões bíblicas porque o jovem cristão não deve seguir a moda de ficar:
1) Amizade bíblica implica em compromisso.  O livro de Provérbios esclarece a natureza da verdadeira amizade: ela exige constância (Pv. 17:17, 18:24), lealdade (17:10), e compro­misso (17:17).  Não é influenciada pelo "exterior" como bens materiais e aparências (19:4,6,7; 14:20,21).  Sempre pensa no bem-estar do outro, não na sua própria gratificação, e não mede esforço para provocar melhoras no caráter do outro (27:17; cf. 27:5,6).   A amizade verdadeira segue o padrão de amor em 1 Co. 13:4-8.  O compromisso de se dar é muito raro em nossos dias, mesmo entre amigos, e praticamente inexistente no "ficar".
2) Biblicamente, o envolvimento físico legítimo entre duas pessoas sempre exige compromisso sério entre elas, especificamente, casamento.  A união física de duas pessoas reflete uma aliança (compromisso) entre elas (Pv. 2:17, Ml. 2:14, Gn. 2:24).  Deus criou as expressões físicas de amor e intimidade como uma "escada biológica".  No plano de Deus, cada degrau da "escada" leva naturalmente para o próximo, até alcançar o "topo", a consumação sexual.  Deus deixa bem claro que esta experiência se reserva para casais casados (Hb. 13:4). Mas deve-se perguntar se um casal tem o direito de subir qualquer degrau da escada quando não há compromisso, seriedade e intimidade interior nos níveis social, emocional, intelectual e espiritual.  1 Ts. 4:3-8 adverte contra o uso do corpo para satisfazer desejos impuros de uma forma egoista.  A exploração do corpo de uma outra pessoa barateia tanto a pessoa quanto o propósito de Deus.  Na Bíblia isso representa, na melhor das hipóteses, falsidade e hipocrisia, e na pior, fornicação e prostituição.

Além destas razões, existem algumas conseqüências sérias de "ficar".  Mais uma vez, descobrimos que  Satanás tem enganado a muitos para pensarem que ficar  "não faz mal".  Vários jovens já afirmaram para mim que estas conseqüências são a realidade em suas vidas.
1) Você ganha uma "reputação" (cf. Pv. 5:3,5; 7:5-13).  Todos os colegas sabem quem "fica" e quem não "fica", quem está "disponível" e quem não.  Conforme a reportagem da Veja, os próprios jovens ainda policiam as meninas que "ficam demais".  E "as garotas ainda temem ser mal compreendidas pelos rapazes."  Isso porque sabem que os meninos falam.  
2) Você perde seu testemunho (Mt. 5:13).  Muitos jovens ficam porque dizem que "todo mundo faz".  Mas a Palavra de Deus nos adverte contra sermos conformados com este mundo (Rm. 12:2).  Ter um testemunho implica em ser diferente!    O sal que perde seu gosto não vale para mais nada.  Onde estão os jovens de garra e fibra como José e Daniel, que resistiram tentação no poder do Espírito?
3) Você se sente sujo, usado, e culpado (Pv. 5:10-13).  O jovem em Provérbios 5 reconhece sua insensatez em não dar ouvidos para seus pais e conselheiros.  Pena que foi tarde demais.  Tenho falado com muitos jovens que confirmam que se sentiram explorados depois de "ficar".  Veja citou um psicólogo que afirmou sobre o "ficar"  "Nem tudo está perfeito.  As meninas ainda têm culpa e os rapazes não estão acostumados a simplesmente ficar. . . Isso quer dizer que os próprios jovens acabam se confundindo . . . ficando com um no sábado e com outro no domingo."

"O Negócio é Ficar?" - Parte 2
Autor(a): Pr. Davi Merkh

4) Você inicia um processo de dessensibilização e frustração.  O jovem que fica corre o grande risco de não poder parar sua subida da "escada biológica".  Os beijos levam para abraços, e os abraços para carícias.  Ficar parado é cada vez mais difícil, pois as "coisas velhas ficam pra trás".   Ouça alguns comentários de jovens entrevistados pela Veja: "Nada é melhor do que transar com quem e quando se quer . . ."   "Ficar é ótimo, porque tenho sempre uma companhia diferente.  Além disso, preciso aproveitar agora que as meninas estão mais liberais." "Sexo, para quem fica, não é mais indispensável.  Pode-se praticá-lo ou não, depende da vontade."          Mas para o jovem cristão que "não tem vontade", ainda pode gerar frustrações interiores que levam a pensamentos impuros, o uso da pornografia, e a masturbação.  Mas Deus não nos chamou para estas coisas, e sim para "santificação e honra" (1 Ts. 4:4).
5) Você estraga relacionamentos no corpo de Cristo (1 Ts. 4:3-8, Mt. 5:23-26).  Uma das conseqüências de relacionamentos íntimos baratos é que eventualmente a maioria são desfeitos.  Mas muitas vezes isso leva a ressentimentos, mágoas e ódio.  Nossas igrejas estão cheias de jovens e adultos feridos por outros membros do corpo para quem não podem nem olhar no rosto, embora uma vez fizeram muito mais que olhar.  Fica quase impossível voltar para a "estaca zero" de amizade "inocente" quando já trocaram intimidades.  O padrão bíblico é para restaurar estes relacionamentos através do perdão.  Mas a medicina preventiva da Palavra é nunca ofender o irmão desta maneira.  Provérbios diz "O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos dum castelo" (18:19).
6) Você cultiva um egoismo que pode minar seu futuro casamento.  Pessoas que "ficam" aprendem padrões de auto-gratificação, de exploração, e de falta de disciplina moral que no mínimo complicarão seus futuros casamentos, e que poderão facilmente levar à infidelidade conjugal.  Isso porque o "ficar" enfatiza os meus desejos, as minhas necessidades, o meu prazer.  E depois do casamento?  O que impede que estes mesmos padrões continuem?    Adquirir padrões de comportamento egoistas é outra conseqüência de "ficar". As pressões para ficar são muito grandes.  Mas pela graça de Deus o jovem cristão pode resisti-las.  Mas, se alguém já ultrapassou os limites estabelecidos por Deus?   Mesmo que alguém já tenha pisado na bola, a graça e a misericórdia de Deus não têm fim (Lm. 3:22, 23).  Hoje pode ser o primeiro dia do resto da sua vida--um novo começo.  O plano perfeito de Deus é a nossa santificação.   Pela sua graça, colheremos os frutos de uma consciência limpa, amizades profundas, e lares felizes.  Estas são conseqüências que realmente valem a pena buscar, resistindo as tentações e pressões para ficar.  
O negócio é ficar?  Creio que para o jovem cristão, a resposta é não.  Para o cristão, "ficação" é mais uma ficção de Satanás

sábado, 10 de novembro de 2012


Jovem, leia a bíblia!

"Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra." Sl 119:9
Autor(a): Nova Geraçao

O jovem cristão de hoje tem muitas atividades diárias: família, estudos, igreja, trabalho, amigos, namoro... que tomam todo seu tempo e o cansa. Além dessas coisas boas, existem todos os tipos de pressões que o mundo impõe. Particularmente na vida do jovem, algumas têm mais influência, como a pressão sexual - o mundo quer que o jovem deixe os bons valores sobre relacionamentos sadios, o corpo como templo do Espírito Santo e a importância de se guardar para o casamento. Outras são a bebida e o cigarro, sem falar nas drogas, que são "brilhantes" atrativos para o jovem ficar "alegre", esquecer de seus problemas e curtir a vida. Muitos os atrativos do mundo na vida do jovem.
Mas a maravilhosa Bíblia ensina como podemos desviar os passos destas coisas! Tenho lido frequentemente o Salmo 119. No começo sentia certa preguiça devido a quantidade de versículos mas, quando comecei a ler não parei mais. Neste salmo há muitas armas que um cristão pode usar em situações de sua vida. Há também o ideal de como deve ser a meditação constante na Palavra e a apreciação pela mesma (Sl 119:97) e para nós jovens, revela que nosso caminho será purificado se a observarmos (Bíblia). Mas como faremos isso?
O salmista escreveu constantemente que os estatutos do Senhor eram seus guias, que ele os observava de dia e de noite para não ser confundido (6-11), para fugir de cair em tentações (101-105). Acredito que para usar essas palavras, ele as conhecia, ou seja, ele lia e meditava, e consequentemente aplicava o que aprendia em sua vida.
Perceba que é um processo prático de três partes:
1º Ler (conhecer)
Mesmo não conseguindo entender tudo que lemos, devemos simplesmente ler. A Bíblia é alimento para nosso espírito. No ínicio realmente é difícil, é preciso esforço e dedicação para criar um hábito. Já ouvi falar a seguinte frase: "Semeie um ato diário, colha um hábito. Semeie um hábito, colha um caráter. Semeie um caráter, colha um destino!"
E o alimento vem de acordo com a nossa "idade espiritual", ou seja, nossa maturidade. O crescimento espiritual é semelhante ao físico, no início precisamos de mingau e Papai nos dá algo fácil de ser entendido. Com o tempo, passamos a comer arroz com feijão, que são as bases para o sustento e chegará um momento (e esse é o objetivo) que iremos comer comida forte como feijoada sem problemas.
2º Meditar (entender)
No dicionário, meditar significa estudar, considerar, pensar sobre. Quando algo nos intriga geralmente ficamos pensando sobre aquilo por um tempo. Com a Bíblia funciona assim também, lemos algo que não entendemos e ficamos tentando entender, pensando sobre aquilo, "mastigando" a saborosa refeição. Algo que muita gente não faz e que ajuda muito: ANOTE! Anote o que vc entendeu, o q vc descobriu, suas dúvidas, etc. Isso ajudará a sua meditação e estudo. Não existe um verdadeiro estudo sem lápis (caneta) e papel por perto!
Há ainda um outro detalhe importantissimo:
"Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."
1 Corintios 2:14
Ore! Ore antes de ler a bíblia para q o ESPIRITO SANTO ilumine seu entendimento! A atitude ideal quando não entendermos algo é buscar entender, se não conseguimos sozinhos, procuramos alguém (pastor, líder) que nos ensine. Mas precisamos conhecer a Palavra, porque ela é a arma que usamos para lutar contra a pressão e tentação que vem sobre nós. Quando entendemos o que foi lido, o ensino entra em nosso coração (se deixarmos) e começa a fazer parte das nossas atitudes, formas de julgar as situações, formas de agir etc. Precisamos meditar (mastigar) a Palavra para não sermos confundidos e a Bíblia chama de bem-aventurado aquele medita de dia e de noite.  Então passamos para o próximo estagio do processo, o da aplicação.
3º Aplicação
Como já vimos, após ler (conhecer) e meditar (entender) na Palavra, deixando ela entrar em nós, automaticamente começamos a aplicar o que foi aprendido. Nessa etapa a Palavra vira nossa arma e guia. Exemplo, quando alguma tentação vier sobre nós, lembraremos que nos foi ensinado: "resisti firmemente ao diabo e ele fugirá de vós" e isso nos ajudará a não cair. Ou então, quando cairmos e o diabo vier nos acusar lembramos ele que "…quem intentará acusação contra os filhos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo quem morreu, ou antes, quem ressuscitou e está assentado a direita de Deus e intercede por nós".
O tão conhecido "Lâmpada para os meu pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos" passa a ser prático nas situações do dia-a-dia, quando precisamos tomar uma decisão e não queremos errar lembramos daquilo que aprendemos (nos alimentamos) e tomamos a decisão, como fez o salmista em várias situações de perseguição, de angústia e tristeza, de indecisão, dizendo que por conhecer e observar a Palavra ele foi salvo.
Começamos a sentir desprezo pelas coisa do mundo e prazer pelas coisas que são do alto!
Assim como nosso corpo não vive em alimento, não podemos e nem devemos viver sem a Palavra! Como diria aquela velha frase: "Saco vazio não para em pé!" Então para que você não caia, leia, medite e aplique a palavra de DEUS! Alimente-se! Isso nos trará maturidade, e chegaremos as palavras do salmista:
"Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos" (Salmo 119:98-100)
"Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos." (Salmo 119:5)
"Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia." (Salmo 119:97)
"A tua palavra é muito pura; portanto, o teu servo a ama." (Salmo 119:140)
Te incentivo a ler a Bíblia, (especialmente o Salmo 119) pois o mundo vem com tudo pra cima de nós, mas Deus nos dá as ferramentas necessárias para vivermos uma vida íntegra e em santidade. Jesus acredita em nós e Ele diz: "Jovens, sois fortes e já vencestes o maligno".
Por isso "busquemos com paciência a carreira que nos foi proposta" "não olhando para as coisas que para trás ficam, mas prosseguindo para O alvo.

Antes de começar: esse namoro é de Deus? - parte 1


"Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu". (Mt 6.9,10)
A vida cristã é fundamentalmente um relacionamento com o Criador. Nesse relacionamento, através de Jesus Cristo, Deus nos dá abundante vida. Nesse relacionamento, ainda, o cristão é dependente de Deus, feito uma nova criatura, e se torna servo para atualizar a vontade de Deus em sua vida. E como o princípio básico é o serviço, Deus expressa a Sua vontade, e o faz soberanamente, e nós buscamos cumpri-la. Para nós, portanto, é uma prioridade. Assim, a Escritura Sagrada o declara: "aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" . Isso nos traz a realização de uma promessa que se encontra em Hebreus 10.36: "Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa". Então, onde entra a família, ou o crente em vias de formar a sua família, o seu lar, em termos de preparo para o casamento, e de realizar a vontade divina no namoro, e no noivado, e no seu próprio casamento, tenha ele um, dois anos, alguns meses apenas, ou muito tempo de casado?

BUSCANDO A VONTADE DE DEUS NO NAMORO (Sl 37.4)


Namoro é coisa moderna. No passado não era assim, em algumas culturas, ainda hoje, também não é assim; não havia nem há namoro. O casamento era arranjado pelos pais, pois havia muitas conveniências envolvidas, questões econômicas, patrimoniais (para que não houvesse divisão de terras, de posses, os casamentos eram feitos, quantas vezes, dentro das próprias famílias), havia questões políticas. Gilberto Freyre fala em seu Casa Grande e Senzala a respeito de mocinhas que se casavam com doze, treze anos com homens bem mais velhos, com trinta e tantos, quarenta e tantos anos. Ele diz com uma nota de muita tristeza que quando essas meninotas/esposas estavam com 22, 23 anos já eram mães de muitos filhos e praticamente mulheres acabadas, sendo que muitas morriam bem cedo. Pobres bisavós e trisavós nossas.. Até se chegar aos dias de hoje, à escolha individual do namorado ou namorada, um longo caminho foi percorrido.
Namoro é uma etapa para conhecimento recíproco da natureza, da consistência e da estabilidade dos sentimentos que estão envolvidos e dos que a ele deram origem. Infelizmente, e com freqüência, o namoro se torna uma corrida mal orientada e desenfreada, que termina com um casamento às pressas. É uma fase importantíssima pelo fato de conduzir a um aprofundamento de relações que é o noivado. É uma fase de educação de sentimentos, de abrir muito os ouvidos e os olhos.
Aliás, "namoro" é palavrinha interessante. Vem do verbo "enamorar-se", ou seja, "sentir amor por alguém, e inspirá-lo a alguém". É via de mão dupla. Namorar é buscar amor; é o vestibular do casamento; é período de conhecimento; é período de relacionamento social, e intelectual, e psicológico, e, também, espiritual. As famílias começam a se relacionar, e, assim, cada um vai descobrir quais os valores éticos, morais, comportamentais da família do outro. E não se iluda não, esses fatores que a família tem vão influenciar no casamento. Como é o lar, como se conduzem, como se comportam o pai, a mãe, os irmãos?.
Em Ezequiel 16.44 está registrado que "tal mãe, tal filha", dito que têm uma variação na sabedoria popular. Dizem que se você quiser saber como vai ser a sua esposa daqui a vinte anos, é só olhar para a mãe dela.
Compete aos pais a orientação para o amor. Namoro prematuro, precipitado, pode ser bonitinho, mas, também, altamente problemático. O envolvimento sentimental é forte demais para a cabecinha da garota, e para o coração do rapazinho.
É vontade de Deus que você O busque com respeito ao namorado ou a namorada, pois não o diz Amós: "Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?". Isso vale para o namoro também. É por essa razão que é preciso começar do modo certo. E voltando à Palavra de Deus:
"Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o crente com o incrédulo? E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário do Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso"
Antes de começar: esse namoro é de Deus? - parte 2


É vontade de Deus que Jesus Cristo esteja incluido no namoro, bem no meio de vocês dois: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus". ".Para a glória de Deus" inclusive o namoro. É vontade de Deus que você encare o namoro com muita seriedade.
E Ele deve confirmar o namoro? A resposta só pode ser Sim, por isso há princípios de orientação para quem já está namorando ou se encaminhando para isso. O primeiro é o senso da vontade de Deus. Porque Deus evidencia o que é bom e o que não serve, o que tem esperança de mudar, e o que não a tem. Se você começa a namorar, e acha que vai ser "missionária" àquele rapaz, e acha que ele vai mudar, e ele não muda, não case! Nem noive, porque muito provavelmente seu casamento vai ser problemático como o seu namoro está sendo. Por esse motivo, a Bïblia usa uma expressão sempre repetida: Esperar No Senhor." Você precisa "esperar no Senhor"; às vezes, espera-se muito no Antônio, no João, na Rosinha, mas ninguém quer esperar no Senhor até que Ele apresente a Sua vontade. Muitos não querem, e pegam o ônibus errado, e se dão mal mais adiante no casamento: o Senhor mostra o bem e o mal, o certo e o errado.
Outro princípio no namoro é o senso da afinidade mútua de valores. Você precisa ter os mesmos valores que ela, e vice-versa, o que você aprendeu na escritura precisa ser o valor também dele ou dela, os espirituais, mentais e físicos. Aí toca o enorme problema do namoro misto. Deve o rapaz namorar uma moça fora do círculo cristão? Uma moça crente deve namorar um rapaz fora do seu círculo? Minha opinião pessoal, referendada na Bíblia é "não", porque a Bíblia diz "Não vos ponhais em jugo desigual" , pois muita lágrima vai ser derramada, muito coração vai sangrar quando você, jovem cristão ou cristã, tiver interesse numa atividade evangelística (o dia de culto mesmo), e ele ou ela vai para outro lugar ou atividade que sua consciência não está pedindo.
O namoro deve ter, então, um alicerce espiritual. Pecar contra o corpo é pecar contra o Espírito; mas Deus se preocupa com esse assunto, e, assim, você não está só. Naquele momento mais quente do namoro, lembre-se que você não está só, pois tem o recurso da oração, e de dizer "basta!" Aliás, quem estabelece limites é a moça, não esqueça! É ela quem vai dando limites, e o primeiro limite da moça cristã (e, de resto, de qualquer moça) é "Pára aí! Não, senhor; não é hora, não; não é agora, não; e não é assim, não!" Por outro lado, no namoro tudo deve ter o aval do Senhor.
Quando Cristo é o Senhor, problemas de abrasamento e precipitação são controlados e dominados. Sem Jesus Cristo, porém, vai ficar muito difícil, terrível e desesperançosamente difícil o namoro ter dignidade e propósito

Jovem


Vai arrumar seu quarto


Eu tenho uma bebê, uma filhinha de 8 meses, chamada Luísa.
As vezes me pego imaginando como será quando ela crescer, quando eu tiver que começar a ensina-la sobre responsabilidades, respeito, obediência.
Imagine esta cena. Vamos dizer que a Luísa estivesse com 7 anos de idade, e eu a chamasse e desse uma ordem a ela: “Luísa, seu quarto está bagunçado, os brinquedos todos jogados, VÁ ARRUMAR SEU QUARTO”.
Passado algumas horas a Luísa volta para a sala e diz: “Pai, decorei o que senhor falou. VAI ARRUMAR SEU QUARTO.
Eu respondo: “Parabéns filha, muito legal. Mas e ai? Você arrumou seu quarto? E ela diz: “Ainda não”.
No outro dia Luísa volta da escola e diz para mim: “Pai, na hora do recreio, eu e meus amigos fizemos uma discussão sobre “Arrumar o quarto” Falei para eles da importância de deixar sempre o quarto organizado”.
Eu respondo: “Sério filha, que legal, isso é muito bom, mas você já arrumou seu quarto?
Luísa responde: “Ainda não”. Eu digo: “Então VAI ARRUMAR SEU QUARTO”.
Passado algumas horas Luísa volta e diz: “Pai, você não vai acreditar, compus uma música com o que o senhor disse, olha só: Vaaaaiiiii arruuumar seu quaaaaarto!. Legal né? Eu admirado digo: Nossa filha, que linda. E você já arrumou seu quarto? Luísa: Ainda não.
Gente, sabe o que vai alegrar o coração do seu pai (Deus)? O dia em que você arrumar seu quarto.
Cantar, memorizar, compartilhar, divulgar, ouvir, pregar, tudo isso é muito importante, porém o que Deus espera de nós, antes de qualquer coisa, é OBEDIÊNCIA. Sem obediência, nada que você fizer para Deus terá sentido.
Em 1Samuel 15 Deus dá uma ordem ao rei Saul: “Destrua totalmente os amalequitas, não poupe nada, nem os amimais, nem as pessoas”. o rei Saul então, guerreou contra o rei Amaleque e venceu, porém, deixou o povo trazer algumas ovelhas e bois para “sacrificar ao Senhor”. Vendo isso Deus faz a seguinte afirmação para Saul através do profeta Samuel:
“Eis que obedecer é melhor do que sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiro”. !Sm 15:22
O que Deus está esperando de você é a sua OBEDIÊNCIA, antes de qualquer coisa. Não deixe que nada venha antes do obedecer, pois tudo que você fizer sem obediência será perda de tempo. Até mesmo os rituais, os programas na igreja, as canções, TUDO perde o sentido sem OBEDIÊNCIA.
Quer fazer se Pai sorrir? VÁ ARRUMAR SEU QUARTO!